top of page

Eventos

Exibição e debate de Liberta!

No dia 4 de abril, sexta-feira, exibiremos o documentário "Liberta!" da diretora Débora Gobitta (Brasil, 2024).  A sessão é gratuita e aberta ao público, e será realizada às 14h30, na sala c207 do JU, da UNILA. Para o debate, contaremos com a presença de Gih Trajano, escritora, mediadora cultural e uma das atrizes do filme.  

 

O documentário trabalha com diversas experiências de mediação de leitura realizadas em unidades prisionais brasileiras, comentadas por pessoas privadas de liberdade, sobreviventes do sistema prisional, mediadore(a)s de leitura, advogado(a)s, juíze(a)s, bibliotecárias,  agentes penitenciários, bibliotecárias e representantes de instituições responsáveis pelas atividades educativas. 

 

A atividade é parte das disciplinas Estética e Política na América Latina Contemporânea e Mediações, Política E Descolonização, coordenadas respectivamente

por Cris Checchia e Mário Rodríguez Torres.  

 

Nesta ocasião, serão recolhidos livros em bom estado para doação a bibliotecas do sistema prisional de Foz do Iguaçu.

Gih.jpg

I Encontro de poesia e artes em prisões 

Acesse ao conteúdo do I encontro de Poesia e Artes em Prisões, que ocorreu no ano de 2019 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Imagem evento
WhatsApp Image 2022-08-19 at 11.29.19.jpeg

José Ignacio Monteagudo Robledo

Acesse ao vídeo de Pepe, Formado em Antropologia e em Letras lá na Espanha, é professor visitante na UNILA desde 2021. Estuda as prácticas populares de leitura e escrita em Europa e América Latina.

IMG_6602.jpg

Ensaio fotográfico PFF II visita alunos da UNILA e músicos 

Esse ensaio, realizado por Nicolás Pérez, é fruto do evento realizado na PFF II da cidade de Foz do Iguaçu para mulheres privadas de liberdade. O evento contou com músicos da UNILA e alunos que compartilharam leituras com as mulheres.

f172f5e1-mulheres-do-fim-do-mundo-cartaz.jpg (1).webp

Encontro "Mulheres do Fim do Mundo"

Idealizado por mulheres empreendedoras, profissionais autônomas, artistas, artesãs e agentes culturais da Fronteira Trinacional, este evento celebra e reflete sobre o mês de março, dedicado ao Dia Internacional da Mulher. Desta vez, a atividade está marcada para o dia 9 de março, no espaço “A Casa”.

Entre as atrações: Nordeste Futurista (Luana Flores), Baque Mulher, Sueli Crespa, Beatriz Pichi Malen (Argentina) e Las Hijas de la Alquimia e Verde Chaco (Paraguai).

  • YouTube - Black Circle
  • Facebook
  • Instagram

Página dedicada ao projeto de ensino, pesquisa e extensão Direito à poesia - experiências latino-americanas de mediação de leitura com pessoas em privação de liberdade.

bottom of page