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Publicações Acadêmicas
Direito à Poesia

Periferias 7 | Desaprisionar o cárcere

Orgs.: Mario René Rodríguez Torres; Cristiane Checchia (2023)

Periferias 7, organizamos uma edição que publica pessoas e coletivos de onze países em diversos formatos: conto, entrevista, artigo, manifesto, ensaio fotográfico. Relatam e analisam a profundidade dos problemas trazidos à sociedade pelo encarceramento massivo e seletivo e trabalham em distintas frentes por alternativas, seja no sentido de propor formas concretas e políticas de desencarceramento, seja no sentido de vislumbrar uma nova sociedade em que as prisões não façam mais sentido.  A edição foi lanzada em português, espanhol, francês e inglês. 

Direito à Poesia - Uma oficina literária epistolar durante a pandemia de COVID-19

Cristiane Checchia; Mario René Rodríguez Torres; Layra Fabian Rodrigues; Jhenifer Rodrigues de Almeida; Angélica Moreno Usaquin; Anderson Alves dos Santos (2020)

O projeto consiste na realização de rodas de leitura e de oficinas de escrita com pessoas em privação de liberdade em duas unidades penitenciárias da cidade, a PEF-II (masculina) e a PFF-UP (feminina). Devido ao contexto da pandemia de Covid-19, no ano de 2020 o projeto precisou ser reconfigurado para que pudesse continuar acontecendo mesmo sem a possibilidade de encontros presenciais entre as/os participantes, o que foi possível por meio da troca de cartas.

La poesía, el afuera y el ahora: Itinerario de la mediación editorial de una antología literaria bilingue con autoras que pasaron por el aprisionamiento

Tatiana Perez Correa

TCC UNILA (2020)

 

En el presente texto desarrollo el memorial descriptivo que acompaña a la antología literaria bilingüe (ESP-PORT) La poesía, el afuera y el ahora: Liliana Cabrera & Gih Trajano, presentado como informe de la realización de esta obra artística, en que reflexiono sobre los itinerarios de formación académica y de práctica profesional que me llevaron a entender la edición y la traducción literaria como prácticas de mediación cultural; a través de la cual abordo teórico-metodológicamente su confección. 

Direito à Poesía: Creando aberturas en la universidad, la cárcel y la literatura 

Mario René Rodríguez Torres; Cristiane Checchia (2020)

En este trabajo reflexionamos sobre lo que puede resultar de la aproximación de tres instituciones, en principio, muy distantes entre sí: la universidad, la cárcel y la literatura. La reflexión parte de nuestra experiencia en “Direito à Poesia – círculos de leitura e escrita com pessoas em privação de liberdade”, un proyecto de extensión universitaria que, desde 2015, realizan profesores y estudiantes de la UNILA, junto con internos del sistema penitenciario de la ciudad de Foz do Iguaçu (Paraná, Brasil). 

A literatura como língua compartilhada: entre a universidade e o presídio 

Cristiane Checchia Mario René Rodríguez Torres (2020)

O presente texto é inspirado em nossa experiência em um trabalho de extensão universitária da UNILA, o Direito à Poesia. Este projeto é desenvolvido desde 2015 por meio de rodas de leitura e oficinas de escrita com mulheres e homens privados de liberdade em duas unidades prisionais de Foz do Iguaçu: a Penitenciária Estadual II (PEF II) e a Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu – Unidade de Progressão (PFF-UP).

Direito à Poesia: políticas públicas de educação em presídios no Brasil e na Argentina

Fernando Marcelo Pinto Raposo

TCC UNILA (2018)

O presente trabalho busca mapear e analisar as políticas públicas de educação em presídios percorrendo três âmbitos: os acordos e tratados internacionais de Direitos Humanos promovidos por organismos multilaterais como a ONU e a UNESCO; o ordenamento jurídico e os dispositivos legais no caso do Brasil e da Argentina. Dessa forma, analisamos um corpus de fontes primárias, que se tratam de forma geral de dispositivos jurídicos e legais - leis, diretrizes, disposições e planos dos respectivos países mencionados. 

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