O projeto
O projeto de ensino, pesquisa e extensão Direito à poesia - experiências latino-americanas de mediação de leitura com pessoas em privação de liberdade objetiva refletir sobre a potência da palavra poética ao circular em ambientes caracterizados pelo cerceamento e a privação de liberdade, as prisões. Pretende-se colaborar com o mapeamento de experiências de mediação de leitura, especificamente de leitura de literatura, no ambiente carcerário em diferentes países da América Latina. Além deste levantamento, objetiva-se ainda viabilizar a análise comparativa dessas experiências no que diz respeito à abrangência, à metodologia e aos resultados alcançados. A publicação dos resultados pode trazer significativa contribuição aos trabalhos no campo de mediação de leitura em situação adversa e à visibilidade da experiência dos mediadores de leitura que trabalham em prisões.
Coordenadores:
Nossa Equipe

Cristiane Checchia
Brasileira (de São Paulo), residente em Foz do Iguaçu desde 2015, professora da área de Letras da UNILA. Criadora do Direito à Poesia.
E-mail: cristiane.checchia@unila.edu.br

Mario René Torres
Colombiano (de Bogotá), residente em Foz do Iguaçu desde 2014, professor da área de Letras da UNILA.
E-mail: mario.torres@unila.edu.br
Participantes

Sigrid Beatriz Varanis Ortega
Natural de Campo Grande, MS e graduanda em História pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em Foz do Iguaçu, Paraná. Faz parte como colaboradora do projeto de extensão Direito a Poesia e atualmente é bolsista do blog de tradução "La Escritura y el Afuera”. Trabalha com gestão de mídias e redação para criação de conteúdos nas redes. Desde 2015 mantém o projeto "As Mina na História" onde busca por meio de biografias e imagens busca divulgar nomes importantes de mulheres na história.

Regiane Cristina Tonatto
Doutora e Mestra em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela UNIOESTE. Idealizadora do Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão NAAI-UNILA. Membra do Comitê Executivo pela Equidade de Gênero e Diversidade da UNILA e do Grupo de Pesquisa em Políticas Educativas, Avaliação, Mídias e Formação de Professores (PAMFOR), da UNIOESTE. Facilitadora de círculos em movimento nas comunidades, em especial com mulheres em situação de privação de liberdade. Interesse nas áreas: ética, responsabilidade, inclusão, acessibilidade, alteridade, justiça e acolhimento.